1 de agosto de 2010

A terra onde o tempo parou.

Eu, como a maioria dos (as) brasileiros (as), estou acostumada a ter que encarar as diferenças de distribuição de renda entre a população.

Mesmo assim eu me assutei quando vi essa notícia no jornal, falando sobre Cafundó (cafundó? hã?... sim! existe um lugar que se chama assim! XD):

"Cafundó é a terra do nada. Aonde só se chega depois de 1h34 de caminhada subindo uma serra que, muitas vezes, fica sem acesso, famílias vivem muito abaixo do que se convencionou chamar de linha da pobreza."

Aí você pensa: "Ah, e daí? É só mais um lugarejo velho, sujo e agourento no meio do sertão. Por isso se chama Cafundó!" Mas não, se liga no resto da matéria. >

"Quando os mais velhos adoecem e precisam ir à cidade, descem carregados em uma rede, pelos filhos, netos e amigos mais próximos. A cena relembra como se o tempo ainda fosse dos eremitas.
As crianças só vão às aulas três vezes por semana (olhaí rapaz! =D vou me mudar pra cafundó! rsrs'), porque não aguentam subir e descer o trajeto nos cinco dias letivos.
Nos dois dias de folga na aula aproveitam para transportar água no lombo de um jegue de uma nascente para beber, cozinhar e tomar banho (o que?! essa é a "folga" deles? não quero mais morar em cafundó! se bem que, sob certo ponto de vista, a escola pode ser pior do que trabalhar na roça! XD rsrs')."

"Os adultos do lugar são analfabetos e as crianças lutam para mudar esse quadro. Não existe energia elétrica, estradas, água encanada e todas as casas são de taipa."

Agora a pior parte, olha o depoimento desse senhorzinho de 70 anos, que nunca calçou um sapato nem comeu arroz (que eu considero um mutante, porque é impossível viver sem arroz!):

"A nossa comida aqui, moço, é feijão e pão de milho quando o inverno é bom. Caso contrário, é viver na força de Deus".

Tipo, o que?! Como ainda pode existir gente vivendo desse jeito?! Tirando os índios é claro, eles podem viver em aldeias falando tupi-guarani! E a gente mandando o Sylvester Stallone calar a boca porque falou que o Brasil era um lugar perigoso... Imagina se ele visse ISSO!

Eu não sei como essas pessoas ainda não morreram por viver sem Coca-Cola, café, marshmallows, Internet, energia elétrica, celular.... elas tipo... não vivem! Elas só sobrevivem! O.o

Eu não gosto muito de dar uma de politicamente correta, nem de ficar falando dessas coisas... Mas como esse lugar peculiarmente se chama Cafundó (XD), eu quis dividir essa notícia com vocês. Pois é. Nada como outra notícia ruim depois do fato de que as férias acabaram e que amanhã começa tudo de novo! *sofredora*

Comentem! Beijos e até próximo post! ;)

2 comentários:

  1. Vih, você escreve muito bem.
    Gostei da forma como a senhorita abordou o assunto.
    Triste saber que ainda existe lugares assim, ainda bem que em breve vai deixar de existir.
    Ganhou uma leitora.
    Bjus.
    Saudades.
    Priscila Barros

    ResponderExcluir
  2. Meninaa! Nem que sabia que tu lia meu blog! XD Saudades também, qualquer dia eu vou visitar a Aeroporto só pra dar um oi! ^^

    ResponderExcluir

Faça alguma coisa pela humanidade! Comente! ;D